Corpo Docente

Lindomar Tiago Rodrigues

Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público. Mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia. É professor da disciplina de Legislação Penal Especial da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Foi professor no curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Direito Civil e Processual Civil da UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal e nos cursos de Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia - UFU e da Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC.

 

Amilcar Araújo Carneiro Junior

Promotor de Justiça. Doutorando em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI, na Universidade de Coimbra-Portugal. Mestre em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense-UNIPAR. Mestrando em Garantismo e Processo Penal pela Universidade de Girona-Espanha. Especialista em Direito Constitucional pela UNAES/FESMP-MS. Especialista em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI pela Universidade de Coimbra-Portugal. Professor de Direito Processual Civil no Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Professor de Direito Ambiental Administrativo e Direito Internacional Ambiental na Especialização em Direito Ambiental da Universidade Estácio de Sá, onde também é coordenador pedagógico. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Autor de livro, capítulos de livros e artigos publicados em vários periódicos nacionais.

 

Fábio Ianni Goldfinger

Promotor de Justiça. Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça. Bacharel em Direito pela Universidade Paulista/UNIP (2000). Pós-Graduado em Investigação Criminal, Constituição e direito de defesa pela rede LFG. Professor de Direito Penal e Processo Penal. Autor e co-autor das seguintes obras: O Papel do Ministério Público no Mundo Moderno – a inconstitucionalidade do monopólio das investigações, Ed. Contemplar; Manual de Controle Externo da Atividade Policial, Ed. Juspodium; Direito Urbanístico – Sinopses para concursos, Ed. Juspodium; Estatuto do Idoso – Sinopses para concursos, Ed. Juspodium; Revisaço Ministério Público Estadual, TOMO I e II, 3º, Ed. Juspodium; Revisaço Magistratura Estadual, TOMO I e II, Ed. Juspodium; Revisaço Magistratura Federal, Ed. Juspodium; Revisaço Defensoria Pública Estadual, Ed. Juspodium; Revisaço Ministério Público Federal, Ed. Juspodium; Revisaço Advocacia- Geral da União, Ed. Juspodium; Revisaço Defensoria Pública da União, Ed. Juspodium; Revisaço Direito Administrativo, Ed. Juspodium.

 

Alexandre Lima Raslan

Mestre em Direito das Relações Sociais (Direitos Difusos) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2009). Doutorando em Direito Constitucional na Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (2015) Graduado em Direito - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) (1992). Membro Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) (2016). Membro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (1995). Procurador de Justiça da 22ª Procuradoria de Justiça Criminal. Diretor Administrativo da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grossso do Sul (2009-2011).

 

Luciano Anechini Lara Leite

Promotor de Justiça de Entrância Especial, ex-integrante do GAECO/MS – Grupo de Atuação e Repressão ao Crime Organizado, Mestrando em Garantismo e Processo Judicial pela Universade de Girona na Espanha, Pós-graduado em Ciências Criminais pela UNIDERP Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Foi professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus do Pantanal.

 

Lenize Martins Lunardi Pedreira

Promotora de Justiça no Estado do Paraná (4.° lugar). Foi Promotora de Justiça no Estado de Minas Gerais (12.° lugar). Aprovada também no Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado do Mato Grosso (6.° lugar). Aprovada no Concurso para ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi assessora jurídica no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Especialista em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados (2014). Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados (2010).

 

Ronaldo Vieira Francisco

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi Delegado de Polícia do Estado do Paraná. É mestrando em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Autor de obras jurídicas.

 

Eduardo de Araujo Portes Guedes

Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. Mestrando em Garantismo, Direitos Fundamentais e Processo Judicial pela Cátedra de Cultura Jurídica da UdG - Fundació Universitat de Girona/Espanha. Pós-graduado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Aprovado no Concurso de Ingresso à Carreira de Defensor Público no Estado de Alagoas. Professor convidado pela EDAMP - Escola de Direito do Ministério Público - para o Curso Preparatório para Prova Oral do XXVII Concurso Público para Promotor Substituto do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

George Zarour Cézar

Promotor de Justiça de Mato Grosso do Sul e Promotor Eleitoral. Especialista em Direito Público pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ. Mestrando em Garantismo, Direitos Fundamentais e Processo Judicial pela Cátedra de Cultura Jurídica da UdG - Fundació Universitat de Girona/Espanha. Pós-Graduando em Direito Processual Penal pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ. Professor convidado pela EDAMP - Escola de Direito do Ministério Público para o Curso Preparatório para Prova Oral do XXVII Concurso Público para Promotor Substituto do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Anthony Állison Brandão Santos

Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Doutor em Ciência Florestais pelo Departamento de Engenharia Florestal da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília. Especialista em Proteção Internacional dos Direitos Humanos pelo Curso Globalização, Justiça e Segurança Humana da Escola Superior do Ministério Público da União. É professor do Curso de Pós-Graduação Ordem Jurídica e Ministério Público da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Foi professor do Departamento de Engenharia Florestal da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília e professor da Faculdade de Biologia da Universidade Católica de Brasília.

 

Eduardo Fonticielha De Rose

Mestrando em Garantismo e Processo Penal da Universidade de Girona (2015/2016), graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2004, já participou de diversas palestras e conferências sobre matérias relacionadas ao exercício das suas atribuições do Ministério Público. Sócio-fundador do Grupo Nacional de Promotores de Justiça (GNPJ), atual Grupo Nacional de Membros do Ministério Público (GNMP). Participa do Movimento Olímpico desde 1992.

 

Marcos André Sant´Ana Cardoso

Promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Coxim/MS (Cível, Proteção do Patrimônio Público,Curadoria de Fundações, crimes de violência de gênero). Mestrando em Garantismo, Direitos fundamentais e Processo Judicial pela Cátedra de Cultura Jurídica da UdG – Fundació Universitat de Girona/Espanha. Aprovado em diversos concursos jurídicos, tais como Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal, Delegado de Polícia Federal, Analista Judiciário do STF e do MPU, Técnico Judiciário do TJDFT. Foi Diretor da Divisão de Inteligência da Polícia Civil do Distrito Federal. Possui experiência na preparação de candidatos para concursos públicos.

 

Luiz Antônio Freitas de Almeida

Doutorando em ciências jurídico-políticas e Mestre em direitos fundamentais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Possui títulos de especialista pela mesma Faculdade (2010) e pela UNAES (2008). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi professor convidado no curso de pós-graduação em Direito do Estado da Universidade Católica Dom Bosco. Ex-Diretor-Administrativo da Fundação Escola do Ministério Público. Promotor de Justiça. Foi assessor especial da Corregedoria-Geral do Ministério Público e já integrou o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

 

Pedro de Oliveira Magalhães

Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (Titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mundo Novo-MS). Ex-Advogado do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM/DF). Ex-Defensor Público do Estado do Espírito Santo. Ex-Promotor de Justiça do Estado do Amapá. Graduado em Direito pela Universidade Paulista (UNIP). Pós-Graduado em Ordem Jurídica e Ministério Público pela Fundação Superior Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPFT). Atualmente mestrando em Garantismo e Processo Penal pela Universidade de Girona (Espanha).

 

Moisés Casarotto

Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (atual). Mestrando em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense - UNIPAR (atual). Especialista em Direito Público Municipal pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS - UNIJUÍ. Foi Professor Universitário na Universidade do Contestado - UNC - Campus Concórdia/SC. Foi Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

 

Bruno Palhano Gonçalves

Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. Aprovado no XXVII Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito - EPD. É professor da Esmagis (Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul).

 

Kellyne Laís Laburú Alencar de Almeida

Mestra em Direitos Fundamentais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - Portugal. Especialista em Direitos Fundamentais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - Portugal. Professora no Curso de Direito do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande. Advogada.

 

Guilherme Lunelli

Defensor Público de Mato Grosso do Sul. Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-graduado em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

 

Humberto Lapa Ferri

Promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social de Campo Grande. Mestre em Garantismo e Processo Penal pela Universidade de Girona/Espanha (2014/2016). Especialista em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (1998). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela UCDB (2003/2004) e Especialista em Controle de Constitucionalidade e Direitos Fundamentais pela PUC-RIO. Foi Professor de Direito Ambiental na UCDB - campus de São Gabriel do Oeste/MS e Professor de Direito Civil, Direito Processual Penal e Orientador do Serviço de Assistência Judiciária Gratuita na ULBRA - campus de Ji-Paraná/RO.

 

Luiz Eduardo Sant'Anna Pinheiro

Promotor de Justiça de Amambai/MS. Atuou como advogado e Ex-Assessor Jurídico do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, na Vara do Tribunal do Júri. Estudou na Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Mestrando em Direito pela Universidade de Girona/Espanha. Autor e coautor de obras/artigos jurídicos na área da infância e juventude, direito penal e processo penal. Ministrou aulas em cursos preparatórios para concursos públicos na cidade de Campo Grande/MS

 

Paulo Henrique Mendonca de Freitas

Analista Judiciário/Área Judiciária do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Faculdade Estácio de Sá. Ex- Professor do Curso Preparatório para Concurso da Escola Escola General Osório – EGO Concursos.Aprovado no Concurso para Provimento de Cargos de Promotor de Justiça Substituto do Estado do Acre. Aprovado no Concurso para Provimento de Cargos de Promotor de Justiça Substituto do Estado de Goiás. Aprovado no Concurso para Provimento de Cargos de Promotor de Justiça Substituto do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Mariana Rocha Rubini

Aprovada no XXVII Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Aprovada no 31º Concurso Público para ingresso na carreira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Servidora pública na Defensoria Pública da União (aprovada em 1º lugar), exercendo função de assessoria jurídica no Gabinete de Direitos Humanos e Tutela Coletiva.